Hulu News

Disney agora é dona de todo o Hulu que deve se tornar global em breve


O acordo foi anunciado hoje

A Disney enfim conseguiu virar a única dona do serviço de streaming Hulu. Na manhã desta terça-feira (14), a empresa anunciou junto da Comcast que chegou a um acordo sobre a compra das ações do conglomerado sobre a plataforma.

Enquanto a Disney já terá controle total do streaming a partir de hoje, a compra em si deve demorar um pouco para ser realizada. Segundo as duas empresas, o acordo firmado é da natureza de "put/call" e acontecerá até janeiro de 2024, quando a Disney poderá cobrar da Comcast a venda de suas ações da mesma forma que a Comcast poderá cobrar da Disney a compra. O conglomerado do Mickey Mouse inclusive já tem um pagamento mínimo a ser feito pela parte do negócio: o montante mínimo a ser transferido em valor de ações é de 27,5 bilhões de dólares.

O acordo em si parece favorecer bastante o planejamento das duas empresas. Enquanto a Comcast garante que não estará perdendo um investimento em uma onda crescente de valorização (um fator que vinha impedindo-a de negociar a venda das ações), a Disney ganha cinco anos para reunir o dinheiro necessário sem precisar esperar para decidir o que fazer com o Hulu, que até o momento vem sendo tomado como grande ponto de interrogação no seu planejamento futuro.

Em questões de conteúdo, o acordo prevê que a Comcast continuará a licenciar suas produções até o começo de 2024, mas já a partir do ano que vem a empresa tem o direito de retirar da programação do streaming, aquilo que havia licenciado com exclusividade ao Hulu. A partir de 2022, enquanto isso, a empresa terá o direito de cancelar a maioria de seus acordos com a plataforma, retirando aquilo que achar conveniente.

O acordo deve acelerar os planos da Disney em transformar o Hulu num serviço de streaming global, como a Netflix, embora isso não deva acontecer nos próximos meses pelos contratos das séries já vendidas em outros países que impedem a chegada do Hulu nesses lugares. O streaming de The Handmaid's Tale deve servir como um adicional ao Disney+, que deve ser lançado em 12 de novembro desse ano. O Hulu deve continuar sua expansão com a Marvel TV, que recentemente divulgou o lançamento de quatro séries animadas e duas live action, servindo como casa das séries e filmes voltados ao público adulto da Disney.